Galeria dos Bispos

Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges

4º bispo da Diocese de Viana

Filho de Gilles Marie H. de M. d'Ableiges e Marie Fernande de M. d'Ableiges, D. Xavier cursou o ensino básico em Nantes. Seus estudos de filosofia e teologia foram concluídos em Saint Suplice, Issy-les-Moulineaux.

Quando diácono, sentiu-se chamado a ser missionário. Por ocasião da publicação da Encíclica Fidei Donum do Papa Pio XII em 1957, que incentivava o trabalho das missões, D. Antônio Batista Fragoso, de passagem pela França, solicitou um padre para iniciar o trabalho da Ação Católica em São Luís, capital do estado do Maranhão. Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1962, em Le Mans e logo partiu para o Brasil.

Em São Luís, foi vigário paroquial na Paróquia de Monte Castelo (1963) e, entre 1964 e 1967, foi pároco de Fátima, bairros populares de São Luis. Foi também Assistente Eclesiástico da Juventude Operária Católica (JOC) do Maranhão. A seguir, atendendo ao apelo de Dom Paulo Ponte, arcebispo de São Luís, foi para o interior. Atuou como Pároco de São Benedito do Rio Preto e de Urbano Santos de 1968 a 1979.

Em 1971 foi preso pelo regime militar, juntamente com o Pe. Padre Antonio de Magalhães Monteiro, acusados de comunismo.

D. Xavier concluiu a Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí e Licenciatura em Direito pela Universidade Federal da Paraíba.

No interior, dedicou-se ao trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Foi Coordenador Estadual da Comissão Pastoral da Terra e das CEBs do Maranhão (1980-1982); Secretário Nacional do Comitê Episcopal França - América Latina entre 1982 e 1988; Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís do Maranhão (1989-1994); Reitor e Pároco de São José de Ribamar-MA (1993-1995).

Em 1995, foi nomeado bispo auxiliar de São Luiz do Maranhão-MA, função na qual permaneceu em 1998. Neste cargo, foi Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e Moderador da Cúria.

Em 1998 foi nomeado bispo da diocese de Viana.

Atuou como Bispo responsável pelas CEBs do Maranhão. Trabalhou na Comissão Episcopal do Seminário Interdiocesano e do Centro Teológico do Maranhão (SISA e CETEMA). Exerceu a função de juiz do Tribunal Eclesiástico, Bispo responsável pelo do Clero do Regional Nordeste V; da CNBB e Capelão do Hospital Aquiles Lisboa. Foi responsável também pelo bispo que acompanha as Pastorais Sociais do Maranhão, Vice-Presidente do Regional Nordeste V e Vice-Presidente da Comissão Pastoral da Terra Nacional.

Sua atuação é destacada na luta pelos direitos humanos.

Livros escritos:

• Curso Bíblico para as CEBs - Ed. Paulinas.

Ordenações

Foi principal consagrador de:

• Arcebispo Paulo Eduardo Andrade Ponte

Foi co-consagrador de:

• Arcebispo Georges Edmond Robert Gilson
  • Arcebispo Marcelo Pinto Carvalheira
  • Bispo Franco Cuter,O.F.M. Cap.
  • Bispo Geraldo Dantas de Andrade, S.C.J.

Lema: "Tudo posso naquele que me conforta” Fl. 4.13

Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges (Saumur, 16 de março de 1935) é um sacerdote católico originário da França, bispo emérito da Diocese de Viana, no estado do Maranhão, Brasil.

Bispo de Viana 1998-2010. Precedido por: Dom Adalberto Paulo da Silva. Sucedido por: Dom Sebastião Lima Duarte

Fontes:

• Página da CNBB
  • Bishop Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges Página Bishop Hierarchy
  • Entrevista com D. Xavier Gilles. IHU on-line. Página da Unisinos.
  • Pesquisa diácono Ferdnando Costa – Pastoral da Comunicação Diocese Viana

Fonte: Diocese de Viana