Galeria dos Bispos

Dom Adalberto Paulo da Silva

3º bispo da Diocese de Viana

D. Adalberto Paulo da Silva, OFM Cap, maranhense de Sambaíba - MA, chegou em Viana na tarde de 02 de agosto de 1975. Recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de agosto de 1975, das mãos de Dom Carmine Rocco, sendo concelebrante Dom Aloísio Lorscheider e Dom Timóteo Francisco Nemésio Pereira Cordeiro.

Ordenado bispo pelo núncio Apostólico, às 09.00 do dia 03 de agosto de 1975, na Catedral de Viana. Estava presente na celebração da sua ordenação o governador Nunes Freire.

Criou o seminário maior da Diocese de Viana em Belém - PA. Ordenou 23 padres.

Dom Frei Adalberto Paulo da Silva, OFM Cap (Sambaíba, 25 de janeiro de 1929) é um bispo católico brasileiro. Exerceu o cargo de bispo auxiliar de Fortaleza de 1995 até 2004, quando renunciou.

Entrou para o seminário dos franciscanos capuchinhos em 1950. Foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1956 em Carolina (Maranhão). Em 1975 foi sacramentado, por dom Aloísio Lorscheider, para exercer o ministério episcopal na Diocese de Viana no Maranhão, cargo que ocupou por 20 anos.

Depois foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza em 3 de abril de 1975 , cargo que renunciou em 24 de março de 2004, por ter chegado aos 75 anos.

Publicou o opúsculo Alma Franciscana. Seu lema era: Veni Ministrare! ("Vim para servir").

Fonte: Diocese de Viana
Postado por: Ferdnando Costa